Hollywood assina mais um contrato em relação ao uso da Inteligência Artificial


                                           Impacto da IA na Greve dos Roteiristas e Atores de 
                                           Hollywood quase ia colocando em risco as suas Profissões 
                                           no ano passado. 

    Depois de por fim terem chegado a um tão desejado Acordo com a Maioria dos Atores de
Hollywood, a Firma Cinematográfica AMPTP chegou á conclusão de que era necessário efetuar inúmeras mudanças em relação á Inteligência Artificial com as mais diversas Equipas Técnicas do Mundo do Cinema tendo para isso efetuado no mês passado uma Reunião com os Representantes da IATSE. 

   
O Sindicato Norte-Americano Aliança Internacional de Funcionários de Palco Teatral (IATSE), Instituto ligado á Sétima Arte responsável pela Representação de todas as Equipas Técnicas de Cinema e Televisão da conhecida «Meca do Cinema», Hollywood, celebrou no mês passado um contrato com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) tendo como objetivo elaborar metas protetoras que sejam dirigidas contra o uso da Inteligência Artificial (IA). 
     Tendo em consideração aquilo que é dado a conhecer pela Agência Noticiosa Britânica Reuters que pertence á Empresa de Comunicação Social Thomson Reuters Corporation e que foi inaugurada pelo Alemão de Origem Judaico-Cristã Paul Julius Reuter, empregando nos nossos dias não só 2500 Jornalistas como também 600 Fotojornalistas em 200 Cidades Internacionais sendo os seus Temas escritos em 16 Dialetos, o que faz desta Empresa uma das maiores e mais importantes Agências Noticiosas a Nivel Mundial tendo o nome de Reuters ao seu já referido Criador, ao que parece á primeira vista o contrato irá ter a duração inicial de três anos. 
      Alguns dos direitos defendidos pelos Atores de Hollywood foram então discutidos pelos dois Organismos pertencentes ao Mundo do Espetáculo Norte-Americano ou seja a Aliança Internacional de Funcionários de Palco Teatral no acordo por si elaborado com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) tendo estes Organismos como principal intenção o facto de que sejam tomadas medidas protetoras no que diz respeito a uso de Inteligência Artificial em relação á Indústria Cinematográfica. 
    1. O Tratado estabelecido entre as duas Empresas (IATSF) e (AMPTP) prevê que a partir de agora exista um aumento salarial, em que a escala ficará estabelecida nos seguintes valores: 7%, 4% e 3'5% o qual terá o prazo de três anos ou seja entre 2024-2027. 
   
2. Já quanto ao que se refere ao uso da IA (Inteligência Artificial), este Acordo dá a conhecer «que nenhuma Funcionário será obrigado a fornecer instruções de IA de qualquer forma que resulte na deslocação de qualquer Empregado abrangido». 
   
3. Este Contrato está provisoriamente estipulado em 3 anos. Neste Acordo os Atores de Hollywood exigem que hajam Aumentos Salariais para todos os Protagonistas sendo que fica a partir de agora em vigor a norma de que todo o Funcionário, seja Ator, Diretor, Produtor, Realizador, etc, terá que cumprir com a obrigação de dar a conhecer instruções de IA que levem á deslocação de qualquer Empregado que tenha assinado o Acordo em causa. 
      Assim feito, o Acordo em causa será celebrado depois das seguintes Empresas
SAG-AFTRA, Sindicato Defensor dos Direitos e Deveres dos Atores de Hollywood e o AMPTP, que é o grande Responsável pelos conhecidos Estúdios de Animação Disney e NetFlix, também terem chegado a um Acordo em 2023 após a Greve de quatro meses que fez com que a Produção Cinematográfica e Televisiva tivesse afetado os Estúdios de Hollywood tornando-se deste modo na Segunda Greve mais importante Greve de Atores de Hollywood durante tantos anos.   
   
4. O Contrato que foi assinado com o Sindicato dos Atores também tinha como propósito a existência quer de um Aumento Salarial quer do uso da IA. 
     
Estas Medidas surgiram no seguimento da Greve de Hollywood em 2023, depois de grande aumento da Influência da IA, os Sindicatos dos Atores e Roteiristas terem entrado em greve pedindo aos seus Patrões que para além de lhe aumentarem o Salário criarem condições que fossem contra o uso da IA na Produção dos mais diversos filmes (exemplo disso é o uso indevido quer da imagem e voz dos Atores bem como do facto dos Roteiristas se terem apercebido que a Produção quer de Textos quer de Roteiros que haviam sido escritos passassem mais tarde a sofrer a influência da Tecnologia). 
       
A Greve dos Atores de Hollywood realizada em 2023 é já a segunda dado que também no longínquo ano de 1960 os Atores viram-se obrigados a reivindicar melhores Condições de Trabalho e Salários mais justos tal como havia há um ano, altura em que os Roteiristas passaram pela mesma situação. 
       Neste Período da História do Cinema, os Atores exigiam ter melhores Condições de Trabalho bem como Salários que estivessem á altura do que tinham de fazer assim como acontece nos nossos dias em relação aos Roteiristas. 
       Sendo assim, a Indústria do Entretenimento Norte-Americano tem vindo a passar desde 2023 por fases de Mudança e Negociação sendo estas Greves o resultado do Processo em causa, sendo que só seria dada como oficialmente encerrada no passado mês de Dezembro, altura em que o SAG-AFTRA haveria de assinar de novo a proposta efetuada pelos seus Estúdios com o intuito de terminar a Greve. 
        Ao todo, a Greve dos dois Grupos teve a duração de quase 150 dias sendo que no caso dos Atores, ela teve a duração de 118 dias, prejudicando inúmeras Produções interessantes. 
      Para além desta, as Greves de Atores mais preocupantes devido principalmente á sua Duração tiveram lugar quer em 2007-2008 (Greve dos Roteiristas: 5 de Novembro de 2007-12 de Fevereiro de 2008 (100 dias) sendo que no caso da Greve dos Atores ocorrida em 1980, essa teve lugar entre os dias 21 de Março de 1980-22 de Junho de 1980 (93 dias) e no caso da Greve dos Atores ocorrida em 2023 ela foi realizada entre Julho-Novembro de 2023 (118 dias). 
   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ex-Marido de Sandy, Lucas Lima e Irmão da Cantora, Junior, dão-lhe os parabéns pelo seu 41.0 Aniversário.

Intémperie Irene fará com que a partir desta tarde de Terça-Feira (16/01/2024) existam Períodos de ☔e ⛈ e a

Príncipe Frederico e sua Consorte, a Australiana Mary Donaldson colocam fim aos rumores de divórcio na proclamação régia.