sexta-feira, 14 de junho de 2024

Sumo Pontifice da Igreja Católica Apostólica Romana, Mario Bergoglio, Papa Francisco, mantem encontro com Humoristas de todo o Mundo tendo dito que «é possivel rir de Deus».


                                        Nesta Iniciativa que juntou 105 Artistas do Mundo da Sétima Arte 
                                        entre outras Vertentes Artisticas estiveram presentes os Atores Portugueses
                                       
Ricardo Araújo Pereira, Joana Marques bem como Maria Rueff. 

     Sua Santidade, o Papa de Nacionalidade Argentina Jorge Mario Bergoglio, atualmente mais conhecido pelo seu Nome Pontíficio Papa Francisco (Buenos Aires, Argentina, 17 de Dezembro de 1935 (87 Anos), Filho do Ferroviário Mario Jorge Bergoglio (1908-1959), Emigrante Italiano e da Dona de Casa, Regina Maria Sivori Gogna (1911-1981), Itália, reuniu-se esta Sexta-Feira (14/06/2024), num encontro Eclesiástico com 105 Profissionais do Mundo do Humor pertencentes a muitos Paises do Planeta Terra no Vaticano que fez questão de dar a conhecer que «possivel rir de Deus» e que tal facto «pode ser feito, mas sem ofender os Sentimentos Religiosos dos Fiéis, especialmente dos Pobres». 
   
Neste Acontecimento que foi elaborado pelo Movimento Eucaristico de Origem Italiana Dicastério para a Cultura e a Educação, organização de Origem Católica que pertence á Cúria Romana - evento este que foi orientado pelo Cardeal José Tolentino Mendonça - e da Comunicação, tendo como principal atitude orientar o Diálogo entre a Igreja Católica Apostólica Romana e os Humoristas, onde de entre os 105 Profissionais desta Vertente Cénica se destacaram os Atores Portugueses de Humorismo Ricardo Araújo Pereira, Joana Marques bem como Maria Rueff
     Durante o decurso deste Evento Ecumênico-Social, Francisco haveria de perguntar das suas conversas se «é possível rir também de Deus?» tendo o Sumo Pontifice pertencente á Ideologia Jesuita e que atualmente é responsável pelos Destinos da Igreja Católica Apostólica Romana a dar a resposta: «É claro que sim, isto não é Blasfémia, assim como brincamos e fazemos Piadas com as Pessoas que amamos. A Tradição Sapiencial e Literária Hebraíca é mesmo nisso! Pode ser feito, mas sem ofender os Sentimentos Religiosos dos Fiéis, especialmente dos Pobres». 
   
Ainda mediante as Palavras proferidas por Sua Santidade, Papa Francisco, aquando de uma Entrevista concedida á Agência Religiosa Ecclesia, «o Humor não ofende, não humilha, não cola as Pessoas aos seus defeitos» e, assim sendo, dirigindo-se na altura aos Atores-Humoristas presentes no referido Evento Eclesiástico, argumentou que os Artistas «denunciam os excessos do Poder, dão voz a situações esquecidas, evidenciam abusos, apontam para comportamentos desadequados». 
   
Tendo feito questão de prosseguir com o seu discurso, o Papa Francisco fez questão de revelar que: «o que vou dizer a seguir não é uma Heresia: Quando conseguem fazer com que Sorrisos Inteligentes brotem dos Lábios, mesmo de um só Espetador, vocês também fazem Deus», confessou Francisco, adiantando ainda que o riso «ajuda a quebrar as Barreiras Sociais». 
   
Segundo o Sumo Pontifice Argentino, a Sociedade em Geral precisa aprender algo com os Atores/Humoristas, dado que como se sabe muito bem «o riso do Humor nunca é contra alguém, mas é sim pré-inclusivo, proativo, desperta abertura, simpatia e empatia». 
   
Durante a sua Entrevista aos mais diversos Meios de Comunicação Social, Efeméride esta que teve lugar no Palácio Apostólico, Roma, o Papa encorajou os Humoristas a irem em frente com a sua Missão de «animar as Pessoas, especialmente aquelas que têm mais dificuldade em encarar a Vida com Esperança». 
   
Já aquando do final da audiência concedida pelo Papa Francisco, o Ancião atualmente com 87 anos feitos no passado dia 17 de Dezembro de 1936 (Domingo), fez questão de cumprimentar na Primeira Pessoa todos os Humoristas que estavam presentes no evento. 
    Da lista de Convidados para o acontecimento, para além dos três Humoristas Portugueses, fizeram ainda parte nomes bem conhecidos do grande público como é o caso quer do Brasileiro Fábio Porchat quer dos Norte-Americanos Stephen Colbert, Jimmy Fallon e Conan O´Brien
    Com esta atitude, o Presente Chefe da Igreja Católica quis «celebrar a Beleza da Diversidade Humana e promover uma Mensagem de Paz, Amor e Solidariedade». 
     Já no passado ano de 2023, aquando de um encontro com outro Grupo de Artistas de onde se salientou o Realizador Martin Scorsese, o Papa afirmara na altura que os Humoristas, em especial os Atores, Artistas, Cartoonistas bem como Escritores têm «a capacidade de sonhar novas variáveis para o Mundo» fazendo uso da Ironia, a qual se trata de «uma virtude maravilhosa». 
     

Sem comentários:

Todas

Foi lançado há pouco tempo atrás um Relógio que homenageia as Tropas Norte-Americanas que representaram o seu Pais aquando da Invasão da Normandia!

                                          Vario 1918 Trench: o Relógio que homenageia as Tropas                                            N...